Servico social contemporaneo- historicidade.
Serviço Social-1º Período
O Serviço Social na Contemporaneidade
Prof.ª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Rubenilson Costa-367605
Angélica Pereira-376152
Gilrlane Costa-378430
Rosa Maria-382044
Atividade realizada para obtenção da nota parcial da disciplina Serviço Social Contemporâneo do 1º Período de Serviço Social.
Serviço Social Contemporâneo
Introdução: O Serviço Social como profissão tem seu inicio marcado pelas primeiras formas de ajuda, estas primeiras relatadas nas obras de Tomas de Aquino e Vicente de Paula, que acredita-se que sejam uns dos primeiros precursores da Assistência Social, embora se sabe que o Serviço Social é praticado desde a origem da história. O presente trabalho apresenta uma abordagem resumida do que seria o Serviço Social e quais foram as mudanças e dificuldades encontradas ao longo dos anos pelo profissional de Assistência Social, sendo embasado em pesquisas bibliográficas, em sites e pesquisa em campo. Foram entrevistados 6 profissionais de Serviço Social atuantes na área, em São Luís- MA, onde se perguntou sobre a pratica profissional do Assistente Social e também quais foram as mudanças que ocorreram enquanto trabalho profissional e como a sociedade recebe e idealiza o profissional de Serviço Social.
Contexto Histórico Alguns autores colocam o Serviço Social vinculado principalmente à questão social qualificando-o como tradicional. Segundo Lima(1986, p.56 apud MONTAÑO, 2009, p.23): caracteriza o Serviço Social ‘’fundamentalmente pela caridade, beneficência e a filantropia como atitudes dominantes na Idade Média.’’ A caridade vem de inspiração religiosa e a filantropia da ajuda humanitária não-religiosa. Ao longo dos tempos o Serviço Social sofre várias alterações passando da Idade Média ao séc. XIX com várias características, definindo a profissão desde modelo assistencial até chegar ao eminentemente