Servi o social e processo de trabalho trabalho pronto enviar
PÓLO GUANAMBI
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
Fábia Rocha Leal
Trabalho, Serviço Social e Especialização do Trabalho Coletivo.
Caculé
2015
UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR PÓLO GUANAMBI
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
Fábia Rocha Leal
Trabalho, Serviço Social e Especialização do Trabalho Coletivo.
Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Serviço Social e Processo de Trabalho, do curso de Bacharelado em Serviço Social, da UNIVERSIDADE UNIFACS Pólo de Guanambi.
Professora: Sandra Mendonça
Caculé
2015
Introdução: O presente trabalho buscou definir a palavra trabalho, serviço social e especialização do trabalho coletivo e o significado social da profissão do Serviço Social na sociedade capitalista, mostrando que o trabalho é fundante do ser social e através dele o homem evolui e adquirem novas capacidades e habilidades, que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo e o pensamento de Marilda Villela Iamamoto, de como a profissão historicamente situada, configura como um tipo de especialização do trabalho coletivo dentro da divisão social do trabalho peculiar à sociedade industrial a inclusão do Serviço Social como uma especialização do trabalho coletivo.
TRABALHO, SERVIÇO SOCIAL E ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO COLETIVO
A atividade humana adequada a um fim, ou o próprio trabalho, utiliza-se do objeto de trabalho que é provêm e é extraído da natureza; e dos meios, que são coisas que contribuem para a atividade de transformação da natureza e se coloca entre o objeto e o próprio homem. Desta forma, “no processo de trabalho a atividade do homem efetua, portanto, mediante o meio de trabalho, uma transformação do objeto de trabalho, pretendida desde o princípio. O processo extingue-se no produto” (MARX, 1983, p. 151). Torna-se patente que o trabalho é fundante do ser social e através dele o homem