servelet
Suporte a ambientes em nuvem
O Servlet 3.1 atende ao objetivo principal do futuro Java EE 7: a execução de aplicações em ambientes de nuvem públicos e privados, seguindo o modelo de Plataforma como Serviço (PaaS).
Dentro de um container web, será possível compartilhar uma aplicação com múltiplos clientes, ou ter uma instância de aplicação instalada por cliente. Pode-se fazer o mapeamento dos clientes diretamente no container e garantir o isolamento das aplicações instaladas. Além disso, recursos de configuração personalizados poderão ser criados para cada cliente, além de se poder definir metadados para os serviços.
Para suportar PaaS efetivamente, são levados em consideração requisitos como segurança, estados das sessões, gerenciamento de recursos (ex.: conexões com bancos de dados, filas de mensagens e outros), além do isolamento das aplicações.
Servlets assíncronos
Com o processamento assíncrono de servlets, será possível fazer uma requisição para um servlet iniciar alguma tarefa em paralelo, enquanto é gerada a resposta para quem iniciou a solicitação.
Quando um processo assíncrono for iniciado através da chamada ao métodorequest.startAsync() ou request.startAsync(request, response), uma nova thread ou método de retorno será responsável por gerar a resposta e por chamar o método complete(). Como alternativa, pode-se fazer uma requisição usando o método dispatch() da classeAsyncContext. Veja um exemplo:
@WebServlet(name = "Pedido", urlPatterns = {"/Pedido"}, asyncSupported = true) public class Pedido extends