Tornos Mecânicos
O torno mecânico é uma das máquinas mais antigas e indispensáveis na indústria mecânica e em oficinas, devido ao volume de operações que pode executar em relação às outras máquinas operatrizes.
A usinagem no torno consiste basicamente em fixar uma peça num dispositivo assumindo o movimento rotativo através do eixo principal da máquina, enquanto a ferramenta, presa no carro superior, assume o movimento de avanço usinando a superfície da peça. Esta superfície pode apresentar variadas formas de acordo com a operação e perfil da ferramenta; as superfícies obtidas podem ser: cilíndricas, cônicas, planas, perfiladas, esféricas, roscadas, etc.
A escolha adequada do torno está ligada a função que será exercida na indústria. Para a escolha do tipo de torno é necessário avaliar alguns critérios, entre os quais podem ser citados: dimensões e formas das peças, grau de precisão requerido, tipo de produção, possibilidade de obter peças diretamente de vergalhões, o peso da peça, etc.
2. TIPOS DE TORNOS
O mercado de máquinas operatrizes oferece grande variedade de tornos para satisfazer as inúmeras exigências da indústria. Baseados nos critérios já descritos anteriormente, estas máquinas podem apresentar-se de formas e tamanhos variados e com funções determinadas. Entre inúmeros tornos usados nas indústrias podem ser citados: torno universal, vertical, copiador, revólver, automático, semiautomático de cava, comando numérico, etc.
2.1. TORNO UNIVERSAL
O torno universal paralelo é geralmente utilizado na indústria para trabalhos de manutenção e produção não seriada e ainda na preparação de peças que vão passar por outros processos de usinagem (retificação, fresagem, etc.). As operações fundamentais realizadas são: faceamento, furação, torneamento cilíndrico, torneamento cônico, roscamento, recartilhamento, perfilamento, etc.
2.2. TORNOS DE PLACA
O torno de placa é um torno de grande altura de pontas,