Sertão do Pajeú
O sertão do Pajeú está localizado no Sertão de Pernambuco, em área de 10.828 km2, que representam 8,78% do território estadual e com população de aproximadamente 300.000 pessoas. Dentre as atividades econômicas desenvolvidas nesta região, destacam-se a agropecuária, o setor de comércio e serviços e o turismo, sendo Serra Talhada constituída como a cidade mais importante do Sertão do Pajeú, que detém 31,4% do PIB (Produto Interno Bruto) da região.
Analisando o espaço em que determinada sociedade habita, certamente estaremos mais capacitados para compreendermos outros elementos relevantes para a sua formação e para o modo como se estabelecem as relações entre os vários indivíduos participantes. Não pretendemos defender o discurso da escola geográfica determinista, quando esta afirmava que o homem é produto do meio, mas sim de entrarmos em sintonia com um discurso mais atual, defendido tanto por ambientalistas quanto pelas ciências humanas que apontam para a necessidade de compreensão da interdependência e unicidade da relação natureza – sociedade - indivíduo como sendo aspectos indissociáveis. Por isso, para um melhor entendimento de algumas das características peculiares da micro-região do Pajeú, faz-se necessário apresentar alguns dos seus aspectos geográficos mais significativos.
A Bacia Hidrográfica do rio Pajeú está localizada, em sua totalidade, no Estado de Pernambuco, mais especificamente na região fisiográfica do Sertão pernambucano. Limita-se ao norte com os estados do Ceará e Paraíba; ao sul com o terceiro grupo de bacias de pequenos rios interiores e com a Bacia Hidrográfica do rio Moxotó; a leste com a Bacia Hidrográfica do rio Moxotó e com o estado da Paraíba e a oeste com a Bacia Hidrográfica do rio Terra Nova e o quarto grupo de pequenos rios interiores.
O rio Pajeú nasce na serra do Balanço a uma altitude de 800m nos limites entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Até 1963, esta nascente pertencia ao município de