serras
USO DA SERRA CIRCULAR
A serra circular é um dos equipamentos mais freqüentemente utilizados nos canteiros de construções e/ou carpintarias. Esta máquina é também a mais conhecida por todos, sendo muitas vezes operada por pessoas não habilitadas (aparentemente é muito fácil manuseá-la). Entretanto, sua operação com segurança, requer treinamento e conhecimentos adequados, incluindo-se a instalação, regulagens e manutenção.
Antes de iniciar os trabalhos, avalie se o maquinário a ser utilizado é o adequado. Leve em consideração:
disco é o correto? a bancada tem o comprimento ideal?. (Sendo curta a peça a ser cortada poderá bascular). a chave de partida e/ou parada do motor é blindada e está ao alcance imediato do operador? o espaço físico é suficiente? o fio de aterramento está devidamente acoplado? o local está limpo e desobstruído? o sistema de transmissão está devidamente protegido (enclausurado)? o sistema de proteção do disco está em ordem?
A serra deve ser utilizada somente por pessoas treinadas e aprovadas pela chefia da área.
Não é permitida a presença de pessoas próximas, exceto o operador e o seu ajudante, se necessário.
É proibido fumar enquanto estiver operando a serra.
Os envolvidos na operação devem prestar a máxima atenção ao serviço, além de estarem devidamente equipados com os EPI’s básicos, se necessário. Além dos óculos de segurança, devem também usar uma proteção facial.
O uso de luvas de proteção somente é permitido durante o transporte do material a ser cortado ou vice-versa. Nunca durante a operação de corte.
É proibido a utilização de anéis, alianças, relógios, pulseiras, roupas largas ou qualquer tipo de adorno que possa ser agarrado, possibilitando o arraste de algum membro do corpo do operador de encontro às partes móveis, giratórias, cortantes dessa máquina.
Não