Serra Pelada
Até que no ano de 1980 surgiu a Serra Pelada, local em que 100.000 homens extraíram ouro de forma manual.
Serra Pelada ficou conhecida como um dos maiores locais de extração de ouro a céu aberto do mundo, atualmente a sua parte mais baixa é um lago de 200 m de profundidade.
Todo o outro explorado ia sendo colocado ao redor deste lago, sendo chamado pelos garimpeiros de montoeira, nos dias atuais existe um projeto para extração do possível ouro que pode ser encontrado nesses arredores, projeito o qual tem atraído empresas exteriores.
Serra Pelada se encontra no Estado do Pará, que na década de 1980 foi invadida por milhares de pessoas que buscavam o enriquecimento, através do ouro.
O sucesso em relação a fama da Serra Pelada de fato aconteceu, mas a maioria dos garimpeiros que procuravam enriquecer não chegaram a concretização dessa meta, muitos até morreram durante o trabalho.
Visando as condições precárias de trabalho é inevitável que essas mortes acontecessem, os trabalhadores eram submetidos ao calor intenso, barrancos altamente perigosos, poeira de monóxido de ferro (altamente prejudicial aos pulmões), mas visando a tal possibilidade de riqueza, muitos suportavam essas condições negativas
Em 1992 a produção sofreu o declínio, quando ocorreu a paralisação da extração de ouro na região, com essa parada a grande cratera aberta para o trabalho transformou-se em um enorme lago.
Por fim, em 2002, no congresso nacional foi aprovado um decreto que permitia a execução das atividades dos garimpeiros em uma área próxima a Serra Pelada.
Com essa aprovação a atenção de muitos garimpeiros se voltou para região, começando os grandes conflitos pelos interesses políticos de cada um, criando um clima tenso na região pelo interesse do ouro, ocorrendo até vários assassinatos pela tal exploração.
Depois de 25