Relat Rio F2 Exp Press O Vapor E Umidade
2252 palavras
10 páginas
Experimento X – Pressão de Vapor da Água e Umidade RelativaData do experimento: 08/02/13
Grupo: 3
Membros que efetivamente participaram do experimento:
Yan Trindade
Pedro Lobo
Guilherme Camargo
Juliana Ramos
Objetivos:
° À temperatura ambiente, verificar experimentalmente como o volume da fase de vapor da água varia com a pressão aplicada e, por meio dessa variação, identificar a pressão de vapor.
° Determinar experimentalmente a curva da pressão de vapor da água em função da temperatura, determinar o calor latente de vaporização da água e, utilizando a curva obtida, determinar experimentalmente a umidade relativa do ar.
Introdução teórica:
Pode-se entender o conceito de pressão de vapor como a força exercida por área (ou seja, pressão) causada pelo processo de evaporação, em outras palavras, pode ser visto como a tendência com que as moléculas presentes no vapor voltam ao estado líquido. Ela é medida tanto quando a atmosfera quanto o líquido estão em equilíbrio. A pressão de vapor é relacionada diretamente com a volatilidade de um liquido, pois quanto maior sua pressão de vapor, mais volátil o líquido apresentado será.
O processo de evaporação pode ser visto como um processo contínuo em qualquer sistema em equilíbrio. No caso do experimento, é possível verificar que quanto mais a temperatura aumenta, maior será a tendência das moléculas a passarem do estado líquido ao estado gasoso e, consequentemente, um maior número de moléculas irão se condensar para manter o equilíbrio do sistema. Isso irá ocorrer quando a pressão de vapor se igualar a pressão total, quando isso acontecer, diminui o número de moléculas que irão conseguir se condensar do que evaporar, o que é normalmente conhecido como ebulição.
Uma relação notável é a relação entre pressão de vapor e temperatura. Em locais onde a pressão atmosférica é menor, o líquido entra em ebulição muito menos tempo, o que explica por que líquidos entram em ebulição mais rápido em locais em altitudes mais