Sermão Romanos
TEXTO BASE: Rm 8:12 - 17
ILUSTRAÇÃO
Um menino, muito novo, ainda uma criança, se achava grande o suficiente pra “se virar” sozinho, grande o suficiente pra ser independente, pra seguir sua vida.
Mas no seu coração a verdade é que ele era um garoto sozinho, que não recebia carinho, que nunca recebera a correção e educação de um pai e que tinha muito medo do futuro.
Sua vida estava incompleta, ele descobriu isso quando um dia no orfanato em que morava, chegou a figura mais encantadora que aquele garoto conhecera, a presença daquele homem encheu aquele lugar, naquele instante o homem chama o garoto: -venha você será meu filho.
A adoção naquele dia mudou a vida daquele garoto.
ELUCIDAÇÃO
A palavra adoção segundo o dicionário michaellis significa: adoção a.do.ção sf (lat adoptione) 1 Ação ou efeito de adotar. 2 Aceitação legal como filho; perfilhamento (Cód Civ, art 375). 3 Aceitação; admissão. Antôn: recusa, rejeição.
O dicionário Aurélio completa como sendo aceitação voluntária e legal de uma criança como filho. Através da adoção podemos desfrutar da liberdade e dos privilégios de sermos filhos de Deus. Diante disso eu convido os irmãos a meditarem no seguinte tema:
TEMA: FILHOS POR ADOÇÃO
TESE: De que forma é comprovada essa adoção?
Frase de transição: é comprovada quando....
I – Recebemos o seu nome. v.15 - “ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebeste o espírito de adoção, baseados no qual chamamos: Aba, Pai”.
Só que em aramaico essa palavra “Aba” é muito mais parecida com “paizinho”, é um termo carinhoso.
Adoção permite que chamemos o Deus Todo Poderoso, criador de todo o universo, de “Pai” e ainda de uma forma carinhosa, pessoal “Aba”. Vemos que o nascimento não é barreira para sermos considerados filhos de Deus, pois apartir do momento que recebemos Cristo com nosso Salvador e somos habilitados pelo Espírito, Deus passa a ser o nosso Pai, através da