seriço social
Lenin afirma: “O enorme incremento da indústria e o processo notavelmente rápido de concentração de produção em empresas cada vez maiores constituem uma das particularidades mais características do capitalismo.”
Segundo o autor um dos fenômenos mais importantes da economia do capitalismo seria a transformação da concorrência em monopólio. Ele explicita em seu texto que a produção global de todas as empresas está nas mãos de uma pequena parte do total das empresas, constituindo assim essa concentração característica do monopólio.
Outra particularidade importante do capitalismo na fase do monopólio seria a “chamada combinação, ou seja, a reunião numa só empresa de diferentes ramos da indústria, que ou representam fases sucessivas da elaboração de uma matéria prima ou desempenham um papel auxiliar uns em relação aos outros”. A combinação garante inúmeros benefícios às empresas: taxas de lucros mais estáveis, eliminação do comércio, permite o aperfeiçoamento técnico e, com isso, obtêm-se lucros suplementares em relação às empresas que não são combinadas, as empresas combinadas são fortalecidas em fortes depressões.
2. Lenin (1916) afirma que: “a produção passa a ser social, mas a apropriação continua a ser privada”. Explique essa afirmação apontando algumas das implicações para a sociabilidade humana.
Lenin com essa afirmação quis dizer que, a produção capitalista na era dos monopólios continua nos mesmos moldes, ou seja, o conjunto da maioria (proletário) continua a produzir riquezas, no entanto, a pequena minoria da população (burgueses) se apropriam dessa riqueza. Isso implica na pauperização cada vez maior do trabalhador; a exploração e a alienação tendem a se aprofundar.
Em outras palavras: o capitalismo na sua fase monopolista, arrastam os capitalistas contra sua vontade e sem que disso tenham consciência, para um