ser e ter
(Ser e Ter)
O documentário ser e ter acompanha um dedicado professor e seus alunos durante um ano. Etienne Sur Uesson é uma pequena cidade rural no centro da França, lá o professor Georges Lopez trabalha só em uma escola que contém apenas uma sala de aula, com alunos entre 4 e 11 anos.
Para Jean Piaget o desenvolvimento humano era dividido em 4 partes, e a faixa etária que o professor Lopez trabalha, atinge duas das fases do desenvolvimento humano, uma delas é o período pré-operatório que tem grande importância, pois vem o desenvolvimento da linguagem da criança, devido a interação e a comunicação com os outros , a escola é composta por crianças entre quatro e onze anos e algumas atividades que o professor propõe envolve todo o grupo , no documentário a sala se junta para criar uma receita os menores fazem a massa e os grandes assam a massa . Piaget diz que a aprendizagem se da de dentro para fora, a criança começa a procurar a razão de tudo fazendo questionamentos.
A outra fase é a operação-concreta, onde é o inicio da construção lógica, e a criança começa a estabelecer relações onde formam trabalhos em grupo e obtém autonomia pessoal. O Professor tem noção que não estará mais com os alunos, pois vai se aposentar e com isso ele procura criar e desenvolver a autonomia nas crianças, propondo atividades onde eles devem tomar decisões. Lopez é um professor dedicado que gosta do que faz e que além de ensinar as disciplinas ensina também boas maneiras e valores.
Para Vygotsky o desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos. O aspecto instrumental é quando se estimula o cérebro para lembrar-se de algo, no documentário o professor utiliza algumas atividades estimulando o cérebro para melhor aprendizagem. O aspecto cultural que envolve o ambiente que a criança vive, o professor utiliza ambientes diferentes como a cozinha improvisada onde os alunos fazem panquecas e o quintal da escola onde as crianças brincam na neve, isso estimula o