O movimento moderno
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
MARCUS ALEXANDRE NASCIMENTO SILVA
RAPHAELA DE SOUZA ALVARENGA
O MOVIMENTO MODERNO
NITERÓI
2014
MARCUS ALEXANDRE NASCIMENTO SILVA
RAPHAELA DE SOUZA ALVARENGA
O MOVIMENTO MODERNO
Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Teoria Crítica da Arquitetura II.
Prof.: Camila Belarmino
Niterói
2014
O MOVIMENTO MODERNO
1. Os significados do conceito de moderno
Segundo Simone Tostes pontua em seu texto “Arquitetura, Modernização, Modernidade e Modernismo: Os significados do moderno.” o termo moderno pode adquirir três significados básicos: corrente, novo ou transitório. Embora relacionados, os conceitos aplicam-se a contextos históricos diferenciados, não se confundindo.
Moderno como corrente denota o sentido de oposto ao que era anterior. Expressa a ideia de presente, agora. O conceito de moderno como novo tem o significado de oposto a antigo e é caracterizado como um período de tempo com traços específicos que o diferenciam dos períodos anteriores. Esta definição prevaleceu a partir do século XVII. A terceira conotação de moderno, desenvolvida no século XIX, é transitório. Traz em seu escopo a ideia de momentâneo, oposto de uma eternidade indeterminada. Modernidade seria, então, segundo a autora, “... o que dá ao presente a qualidade específica que o faz diferente do passado.” Enfim, o moderno conduz ao progresso, adiante.
2. Raízes Históricas
Para Max Weber, intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia, a modernidade seria o produto do processo de racionalização que ocorreu no ocidente, desde o finaldo século XVIII, e que implicou a modernização da sociedade e a modernização da cultura. Na França, até 1789, a burguesia, apesar de deter o poder econômico, era alijada de