Normalização
Normatização: É o ato de criar normas. Portanto a normatização é a criação de normas. Ex: Já se discute a normatização para a certificação das empresas na área social.
Normalização: É o ato ou efeito de impor, estabelecer normas, com o intuito de facilitar o acesso a qualquer atividade específica. Ex: A normalização é, essencialmente, um ato de simplificação, objetivando a prevenção da complexidade desnecessária no futuro.
Forma de atuação
Estabelecem requisitos de qualidade, desempenho, segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio.
Benefícios
Normalização: A utilização de normalização para os produtos, serviços e processos tem uma série de benefícios para as empresas e para os consumidores. São eles:
Economia: a normatização busca proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos, resultando em economia de recursos empregados.
Comunicação: a normatização tem por objetivo promover meios mais eficientes para a troca de informações entre os fabricantes e os clientes, aumentando, assim, a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
Segurança: proteção à vida humana e à saúde.
Simplificação: redução da crescente variedade de procedimentos e tipos de produtos.
Proteção ao consumidor: visa prover a sociedade de mecanismos eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
Eliminação de barreiras técnicas e comerciais: busca evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial.
Normatização: Numa economia onde a competitividade é acirrada e onde as exigências são cada vez mais crescentes, as empresas dependem de sua capacidade de incorporação de novas