Ser pedagogo
PEDAGOGIA
LAURENI RAMIRES BARBOSA COSTA
TRABALHO INTERDICIPLINAR - INDIVIDUAL
Cidade
Montes Claros
2014
O que significa ser pedagogo A sociedade atual é movida por intensas, constantes e rápidas mudanças, oriundas da internacionalização da economia, da globalização e inovações tecnológicas e científicas que afetam diretamente no comportamento político, social, cultural e econômico.
Nos sistemas de ensino, torna-se cada vez mais necessário uma compreensão abrangente das práticas educativas e da própria Pedagogia(antes restrita apenas a docência), pois a sociedade atual apresenta demandas de caráter social e educacional que ultrapassam os limites da escola, a sede pelo saber vivo e não fragmentado.
A educação faz parte de nossas vidas. Em casa, na rua, na escola, no trabalho, todos nós, de uma forma ou outra envolvemos pedaços da vida com ela, seja para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar, para saber, para fazer, para ser ou para conviver. A Pedagogia, ciência da educação ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização e o pedagogo, tem espaço no lugar em que está a educação.
Como escreve José Carlos Libâneo, no livro “pedagogia e pedagogos, para que?
A pedagogia é o campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana. E a educação é o conjunto das ações, processos, influências, estruturas, que intervêm no desenvolvimento humano dos indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais. (LIBÂNEO, 2004).
A identidade do pedagogo é algo ainda questionável, é um professor, um educador ou um cientista? Segundo Libâneo (2002 p. 64-68), há uma diversidade de práticas educativas intencionais