Ser diferentes, com direitos iguais
márcia silva de brito gomes dos santos
ser diferentes com direitos iguais
Diversidade, Alteridade, Respeito....
Betim
2011
márcia silva de brito gomes dos santos
ser diferentes com direitos iguais
Diversidade, Alteridade, Respeito...
Trabalho apresentado às disciplinas de Formação social, política e econômica do Brasil, Antropologia, Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social I e Psicologia Geral da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Professores: Gleiton Luiz de Lima, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi, Lisnéia Rampazzo
Betim
2011
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 6
5 REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O termo diversidade no seu significado geral quer dizer diferença, variedade, convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si em determinado assunto, situação ou ambiente. É o conceito de pluralidade, multiplicidade, heterogeneidade e diferentes ângulos de visão ou abordagem.
As ciências humanas buscam-se explicar as diferenças entre os seres humanos e compreender as conseqüências sociais, culturais, econômicas e políticas das diferenças. Somos diversos em um conjunto de peculiaridades e diferenças entre nós que é impossível de sermos padronizados pois somos singulares mesmo sendo parecidos.
A diversidade está presente na construção de identidade de todas as sociedades, alguns estudiosos enfatiza que o trabalho com a diversidade pressupõe tratar as nossas diferenças e semelhanças e lidar com desigualdades construídas historicamente.
A sociedade é marcada pela diversidade que é expressa através de suas etnias, culturas, modos de vidas, valores, organizações, crenças, representações, enfim, de necessidades historicamente constituída.
Voltando um pouco no tempo, nos últimos séculos as ciências pensavam e falavam em torno de um sujeito abstrato e universal como representações de toda a humanidade, um