Ser diferente é normal
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 6
4 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O Brasil é um país democrático, cheio de diversidades culturais e de desigualdades sociais, um país que ao mesmo tempo em que luta pela cidadania e pelos direitos humanos, estranha e repele o diferente com violência.
É nesse contexto que se encontra a homofobia e a diversidade sexual nos dias de hoje. Historicamente, o Brasil foi dominado pelos países europeus, que se intitularam civilizados e tentaram impor suas culturas aos nativos que, para eles, eram primitivos, atrasados. Os povos nativos resistiram e alguns permaneceram com sua cultura, ou parte dela. No entanto, ficamos com o etnocentrismo e o capitalismo como herança.
Conhecer, compreender e respeitar o diferente superando a fase do estranhamento, ainda é uma guerra que precisa ser vencida. No Brasil, a batalha iniciou, vivenciamos um momento político-social favorável à discussão, haja vista que o debate acerca do tema homossexualidade vem se fazendo cada vez mais presente na sociedade.
O presente trabalho tem como objetivo analisar criticamente a relação entre desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira atual e demonstrar como essa sociedade vem reagindo a violência decorrente da homofobia e da diversidade sexual.
As desigualdades existentes nas relações humanas geram discriminação e preconceito ao longo da história. Refletir a relação entre "unidade humana" e a "diversidade humana" e o que nos leva a construir nossa própria história de forma tão desigual e violenta através de processos de dominação político-econômica entre os povos, se faz necessário para desnaturalizá-la e reconstruí-la baseada na igualdade de direitos e no respeito as diferenças.
2 DESENVOLVIMENTO
A desigualdade social e a