ser diferente é normal
1 INTRODUÇÃO
A questão do ser diferente é um assunto atual, gerador de grandes debates entre diversos grupos sociais e estudiosos do tema. Uma vez diferenças fazem parte da vida , do cotidiano , de todo ser vivo, nenhum indivíduo é igual a seu semelhante, cada um tem sua própria singularidade, seu jeito de ser de maneira individual.
São essas formas diferentes, não aceitas por determinadas pessoas da sociedade que causam conflitos entre os povos, e também a exclusão social.
Diante disso o sujeito procura maneiras de se enquadrar nessa sociedade, onde a busca pela perfeição se torna um quesito importante para determinados grupos sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
A diferença não pode ser entendida como um estado indesejável ou impróprio e sim sendo uma condição necessária para aprendermos a lidar com o diferente, respeitando. Cada um em suas especificidades, uma vez que, a diferença surge como possibilidade de resistência á políticas excludentes e práticas classificatórias e hierárquicas.
O fato é que as pessoas em grande maioria julgam o ser humano por sua forma exterior e seus valores são vistos com olhos que cobram um padrão exagerado de beleza, de bens materiais, esquecendo assim outras diferenças que precisam de respeito e cuidados especiais. Como é o caso de pessoas com necessidades especiais.
Sobre a questão das diferenças ENRICO VIZZINI relata que:
Os deficientes físicos, visuais, auditivos, os deficientes mentais, todos são diferentes do que se considera como normal. Mas o que é ser normal? Eu até hoje não descobri, nem obtive resposta satisfatória. Pude concluir apenas que, ser "normal", num determinado grupo, é se encaixar num determinado padrão pré-estabelecido pelo próprio grupo e cuidar para que suas peculiaridades não se expandam a ponto de te retirar fora dessa classificação.