Seperação de Misturas
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
DESTILAÇÃO FRACIONADA
RECIFE 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Disciplina: Química Experimental 1
Vanessa da Silva Santos
Josafá Batista Miguel
Patrícia Lima
Silvio Augusto
Jacilene Vieira
DESTILAÇÃO FRACIONADA
Recife, 21 de março de 2012.
1. OBJETIVOS:
O experimento teve como objetivo a demonstração da técnica de separação de misturas homogêneas (vinho, Hidróxido de amônia NH4OH e sulfato de cobre hexahidratado CuSO46H2O) através da destilação fracionada.
2. INTRODUÇÃO
A química é a parte da ciência que estuda as propriedades das substâncias. Mas para que estas propriedades sejam características de cada substância, ela deve estar no seu estado de “pureza”. Portanto ela deve ser separada da mistura (2)
A destilação fracionada é o método utilizado para separar misturas homogêneas. As aplicações da destilação têm uma infinita diversidade, desde oxigênio puro usado na fabricação do aço, nos foguetes e nas aplicações médicas até o processo da indústria do petróleo, pois a partir da mesma são obtidas diversas frações do petróleo cru como os gases leves, a nafta, a gasolina, o querosene, os óleos e o asfalto (Mizoguchiet al., 1995) (3).
Na destilação fracionada os líquidos são separados através de seus pontos de ebulição, desde que eles não sejam muito próximos. Durante o aquecimento da mistura, é separado primeiramente o líquido de menor P.E (ponto de ebulição), depois de P.E. intermediário e assim sucessivamente até o líquido de maior P.E. (4).
Em princípio, uma coluna de destilação fracionada proporciona uma grande superfície para o intercâmbio de calor, nas condições de