Mestre
A cerveja é uma bebidade de baixo teor alcoólico, geralmente entre 2 a 7 %, derivada da fermentação alcoólica de diversos cereais com lúpulo, este sendo responsavel por dar um gosto amargo e controlar a ferementação. Os cereais envolvidos são a cevada maltada, arroz descascado, aveia e milho. Açúcares e xaropes de fermentação (açúcar de milho ou glicose) e levedura fazem parte das materias primas utilizadas na produção da cerveja.
Não muito diferentes das indústrias alimentícias, os fatores, gosto, odor e preferências individuais, forçam as indústrias a usar de maior habilidade, experiência e recursos cada vez mais sofisticados para produzir bebidas aceitaveis em grande variedade. Com tudo o critério de análise, com toda tecnologia empregada ainda estão nos orgãos humanos do paladar, olfato e visão [7].
2. OBJETIVO GERAL
Apresentar as principais características da produção da cerveja, principalmente no que se refere ao processo de fermentação alcoólica.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Classificar o tipo de cerveja de acordo com as matérias primas utilizada e processo de fermentação.
3. HISTÓRIA DA CERVEJA
Os primeiros registros da fabricação de cerveja situam-se na antiga Suméria, na Mesopotâmia, por volta de 4.000 a.C. Provavelmente, a descoberta da cerveja foi acidental, tendo ocorrido quando algum pedaço de pão de centeio se estragou e passou a apresentar um sabor diferente e agradável, fruto da fermentação alcoólica. Mais tarde, o que havia sido acidental foi transformado em um processo padronizado de fabricação. O malte, constituído por grãos de cevada germinados, era moído, misturado com água e assado. Do pão resultante eram