Separações de misturas
CAMPUS APODI
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL
PATICA Nº 3
SEPARAÇÕES DE MISTURAS
ALUNOS: FRANCISCO DE ASSIS GAMA FILHO
TURMA: 2.8413.1N
PROFESSORA: LUCIANA BERTINI
DEZEMBRO, 2014
Introdução
O objetivo principal desse relatório é demonstrar técnicas de separação de misturas tais como filtração, destilação simples e centrifugação. Como também aprender identificar a diferença entre um sistema homogêneo, que é aquele que apresenta apenas uma fase, de um sistema heterogêneo, que apresenta duas ou mais fases. Para o sistema heterogêneo usa-se filtração simples e para sistemas homogêneos do tipo usa-se destilação simples.
Objetivos
Distinguir os sistemas homogêneos e heterogêneos;
Definir fases de um sistema;
Executar os principais processos de separações utilizados num laboratório.
Procedimento Experimental
A primeira etapa da pratica foi a filtração, mediu-se com a ajuda de uma proveta 15mL de solução aquosa de Sulfato de Cobre (CuSO4), em outra proveta foi aferido 15mL de solução aquosa de Hidróxido de Sódio (NaOH), as duas soluções tem a o aspecto incolor. Em um béquer de 100mL foram misturado as soluções, desenvolvendo uma solução heterogênea de duas fases e com a presença de um precipitado de cor azul. Depois dispôs-se de um sistema de filtração composto de funil simples, garra, suporte universal, papel filtro e um bastão de vidro. O papel filtro é dobrado e colocado dentro de um funil simples, a mistura heterogênea é derramada no funil com a ajuda do bastão de vidro, No papel filtro ficou retido uma solução de aspecto pastoso de coloração azul.
A segunda etapa foi à destilação simples. Montou-se o esquema de destilação simples com uma manta de aquecimento, um balão de fundo redondo e uma rolha com um termômetro embutido, adicionou-se em um balão de fundo redondo, sulfato de cobre (CuSO4), um sólido homogêneo de coloração