histologia
1- A) ) O número de cromossomos de uma célula haploide (n) desse organismo é igual a 2 (n = 2), pois a célula-mãe (somática) é diploide e possui 2n = 4.
b) Trata-se de uma célula animal. Chegamos a essa conclusão por observarmos na figura a presença de centríolos, citocinese do tipo centrípeta e ausência de parede celular.
2- A)a meiose compreende duas divisoes celulares e portanto dela resultam 4 celulas apartir de uma
b)na meiose, os cromossomos duplicam-se como na mitose mas, como há duas divisoes celulares para uma duplicação dos cromossomos, cada celula resultante so tem um cromossomo de cada par de homologos. Por essa razão tais celulas são haploides.
3- RESPOSTA NA FOLHA
4- A) meiose é o processo pelo qual uma celula se divide em duas, e estas ficaram com a metade do material genetico da celula mãe, ou seja se uma celula tem 46 cromossomos e sofrer meiose, esta irá se tranformar em duas celulas, que cada uma irá ficar com 23 cromossomos cada, por isso é conhecida como divisão reducional
b) porque ocorre o crossing-over, que é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.
5- A) O que permite concluir que se trata de anáfase I da meiose é o fato de observarmos a disjunção dos cromossomos homólogos.
b) ta na folha
6- a) O sentido de propagação é de Y para X.
b) A transmissão é feita por neurotransmissores.
7- A) Diapedese, passagem dos leucócitos do sangue para o tecido conjuntivo, onde exercerão a função de defesa.
B) A hemácia é o elemento presente em maior quantidade no sangue. Sua função é fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.
c) leucocito granulocito, apresentam grânulos específicos em seu citoplasma e são classificados em três tipos conforme a afinidade dos grânulos: neutrófilos, eosinófilos e