Separações de misturas
O Dicromato de potássio é uma substância pura composta, pois é formada por moléculas de K2 Cr2 O 7 , átomos de diferentes elementos formando um único tipo de molécula que agrupada em várias da mesma formam a substância.
A limalha de ferro é uma substância pura, pois é formada somente de átomos de ferro. E por sua separação ser rápida e eficiente é quase improvável que fiquem resquícios de areia junto à amostra separada.
A areia pode ser encontrada no meio ambiente com diversas composições, é uma mistura, entretanto é formada em sua maioria de sílica (dióxido de silício SiO 2 ).
É uma substância composta pura, formada por moléculas de NaCl, no caso da experiência é possível ver que mesmo após a separação , provavelmente resta um pouco de dicromato de potássio, pois visualmente a fração de “sal” está alaranjada.
2- Discuta a vantagem e limitações de cada um dos métodos utilizados.
A filtração nos dá uma margem de erro pequena, pois pelo menos a olho nu, é perceptível que não fica sobra de substâncias(limalha de ferro e areia)no líquido, pois as mesmas são insolúveis, e através da filtração e depois imantação conseguimos separa- las.
O aquecimento do filtrado restante e depois o banho de gelo resulta em uma mistura bifásica onde o Dicromato de potássio se cristaliza em sua maioria e através disso conseguimos separá- lo, após passarmos novamente o filtrado pelo filtro.
Por último, o cloreto de sódio ainda dissolvida na água, aquecemos a mistura e com a água evaporando, obtemos a parte sólida, e a aquecemos em estufa até virar um pó, que tem tom alaranjado. Concluímos que mesmo após todos esses últimos processos ainda resta uma pequena concentração de dicromato no cloreto pelo fato da cor laranja ainda estar presente
3- Explique o que é coeficiente de solubilidade e rela cione a solubilidade do cloreto de sódio e dicromato de potássio em temperatura de 0ºC.
O cloreto de