Tratamento de efluentes
Estação de Tratamento de Efluentes
Trabalho Individual escrito / apresentação
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
E.T.E
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
Sumário:
Introdução Pg.1 Objetivo do trabalho Pg.2 Definição do tema abordado Pg.3 Fases do processo de tratamento de esgoto Pg.4 Aspectos e Impactos Ambientais Pg.5 Resíduos Gerados Pg.6 Destinação correta Pg.7 Outras Observações Pg.8 Conclusão Pg.9 Bibliografia Pg.10
INTRODUÇÃO
O esgoto bruto ou despejo líquido é ocasionado pelos despejos domésticos e industriais, que quando lançados num manancial contribuem para sua degradação, afetando sua qualidade. Para preservação dos recursos hídricos e evitar a contaminação da fração de água disponível, é de fundamental importância a construção de estações de tratamento de esgoto (ETE).
OBJETIVO
O tratamento do esgoto sanitário, antes do seu lançamento em qualquer corpo hídrico, tem como objetivo prevenir e reduzir a propagação de doenças transmissíveis causadas por micro-organismos patogênicos, conservar as fontes de abastecimento de água para seu uso doméstico, industrial e agrícola, manter as características da água necessária á piscicultura, realizar a manutenção das águas para banho e outros processos recreativos e preservar a fauna e flora aquáticas.
DEFINIÇÃO DO TEMA ABORDADO
O tema abordado define como devemos tratar o esgoto gerado dentro das indústrias sendo um investimento muito alto, mas seu retorno poderá ser rápido. Algumas empresas adotam esse tratamento por ser um grande passo para se ter a ISO 14000.
A implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto é uma necessidade urgente.
FASES DO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ESGOTO O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) compreende basicamente as seguintes etapas: pré-tratamento (gradeamento e desarenação), tratamento primário (floculação e sedimentação), tratamento secundário (processos biológicos de