Separação dos cátions do grupo iiia
O Grupo III é também chamado de grupo do sulfeto de amônio, porque os íons desses metais se precipitam como sulfetos ou hidróxidos em uma solução tamponada com NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2.
Como cromo, manganês, ferro, cobalto e níquel são metais de transição seus íons são coloridos e apresentam grande tendência de formar complexos. O Al+3, mesmo sendo um metal representativo, possui características semelhantes ao Cr+3e Fe+3. A adição de NH4Cl tem a função de impedir a precipitação dos metais do Grupo IV, porque impede o aumento da concentração dos íons OH.
II. Objetivo
Separar e analisar os cátions do Grupo IIIA: Fe+3, Al+3, Mn+2 e Cr+3.
III. Reagentes
✓ Solução Problema;
✓ NH4Cl;
✓ NH3 concentrado;
✓ H2O2;
✓ NaOH;
✓ H2SO4
IV. Procedimento
V. Resultados e discussões
O líquido sobrenadante retirado do tubo de ensaio em que foi adicionado hidróxido de sódio e água oxigenada apresentou uma coloração amarela, o que indicou a presença de íons cromo na solução. Depois, após a adição de ácido clorídrico e hidróxido de amônio, houve a formação de um precipitado branco gelatinoso, assim confirmou-se que esta mesma solução continha íons alumínio. O precipitado retirado antes do mesmo tudo de ensaio anterior tinha íons ferro III, pois apresentou uma coloração avermelhada depois de ter reagido com H2SO4. A dissolução do precipitado ao adicionar o H202 e aquece-lo identificou a presença de Mn2+ , uma vez que ao adicionar o H2SO4 ao precipitado MnO(OH)2, nada aconteceu demostrando a insolubilidade do cátion no presente ácido.
VI. Conclusão
Devido às cores que muito dos complexos desses metais possuem, esta propriedade é a empregada para identificação da presença deles em uma solução. Sendo este um método confiável quando na mistura não há mais de um elemento que possua íons ou complexos de uma mesma cor.
VII.