Separa o de c tions 1
CAMPUS ALTO PARAOPEBA
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
Separação de cátions do grupo IIIA (precipitação)
Geraldo Natividade de Abreu Júnior 124250020
Jéssica Santos silva 124250005
Paula de Carvalho Cruz 124250011
Ouro Branco, Minas Gerais
2014
1. INTRODUÇÃO
Análise química qualitativa se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra. Ela é muitas vezes uma parte integral da etapa de separação e determinação de identidade dos analitos que se constitui em um auxílio essencial para a análise quantitativa (HARRIS, 2005).
Potenciais interferentes pertencem ao 3o grupo. São eles:
Fe3+, Al 3+ e Cr3+
Co2+, Mn2+, Zn2+ e Ni2+
Quando possui uma solução com os íons descritos, ao se adicionar uma solução tampão de NH3 e NH4Cl os cátions trivalentes podem precipitar como hidróxidos. Os cátions divalentes só precipitam como sulfetos, após adição de H2S. Um excesso de NH 4Cl impede a precipitação dos cátions divalentes como hidróxidos (VOGEL, 1992).
Tendo isto como base, alguns autores costumam dividir o 3º grupo em outros dois subgrupos: subgrupo 3 – A ou subgrupo do FERRO. Este grupo é constituído pelos cátions que precipitam sob a forma de hidróxido quando tratados pela amônia em cloreto de amônio, como o ferro, alumínio e o cromo e subgrupo 3-B ou subgrupo do ZINCO.
O cromo e o ferro são elementos de transição, por isto, pode-se esperar que suas propriedades sejam valência variada, íons coloridos e forte tendência a formar íons complexos.
Apesar do alumínio não ser um metal de transição, o íon Al 3+ tem muitas propriedades semelhantes as dos íons Cr 3+ e Fe3+ o que pode ser explicado pelo
fato
desses
íons terem as mesmas cargas e raios
aproximadamente iguais.
2. OBJETIVO
Separar qualitativamente os cátions Al3+, Fe3+ e Cr3+ em uma amostra por precipitação com NH4OH/NH4Cl sob a forma de hidróxidos e posterior identificação individual de cada metal.
3. MATERIAIS E REAGENTES
Béquer de 100 mL
Papel tornassol