Separação de misturas
INTODUÇÃO
Na natureza é muito difícil encontrar substâncias em seu estado puro, geralmente elas estão misturadas, mas quando estando misturadas elas não perdem suas características químicas. Sendo assim, o profissional químico desenvolveu várias técnicas de separação para obter determinada substância. Os processos de separação não alteram a composição das substâncias que formam uma mistura, eles servem para separar materiais sólidos, líquidos e gasosos.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: heterogenia e homogenia.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
Uma mistura pode ser classificada como heterogênea ou homogênea (solução). Segundo Tito - Canto (2006, p. 26), “Mistura heterogênea é uma mistura que não possui as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Mistura homogênea é uma mistura que possui as mesmas propriedades em todos os seus pontos.”
MATERIAIS
Funil de haste longa
Funil de Buchner
Pisseta
Tubos de ensaio
Estante para tubos de ensaio
Pinça
Becker
Vidro de relógio
Suporte universal
Pipeta graduada
Pipeta volumétrica
Bastão de vidro
Filtro de papel
Centrífuga
Bomba de vácuo
Balão de decantação
Kitassato
Argola
Balança digital
Nitrato de chumbo (Pb(NO3)2) 0,05 mol
Iodeto de potássio Kl 0,1 mol
Sulfato de cobre CuSO4
Hidroxido de sódio NaOH
Agua destilada H2Od
Óleo de cozinha
Nitrato de prata AgNO3
Dicromato de potássio K2Cr2O
FILTRAÇÃO SIMPLES
OBJETIVO
Separar um sólido de uma mistura sólido líquida ou uma substancia preparada em uma reação de analise com formação de precipitado utilizando algumas técnicas de separação de misturas.
1 Separou-se em dois (2) copo de Becker os reagentes: nitrato de chumbo Pb(NO3)2 0,5 mol e iodeto de potássio (KI,)-0,1mol