Separação de Misturas
Destilação simples: Serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como NaCl e H2O, por exemplo. É importante que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bastante diferentes. A solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro. O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador.
O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer ou erlenmeyer.
Destilação fracionada: Serve para separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com ponto de ebulição diferentes.
O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro com fundo plano, que é aquecido por uma chama. Nesse balão está a mistura homogênea. Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo (geralmente). No topo da coluna de fracionamento está um termômetro, e na lateral, há uma saída para um condensador. O condensador é feito por um tubo interior, que será envolvido externamente por água fria. Ao final do condensador está um béquer.
Liquefação fracionada: É processo de separação de misturas, onde separa gases de uma mistura homogênea. Este processo funciona da seguinte maneira: primeiramente resfriam-se estes gases até eles atingirem seu estado líquido, logo em seguida eles passam por um processo chamado destilação fracionada onde eles voltam a ser gases de acordo com os seus respectivos P.E., assim consiguindo fazer a separação.
Este processo é utilizado para separar os componentes do ar atmosférico N2 e O2. Assim após a liquefação do ar, a mistura líquida é submetida a destilação fracionada, e o primeiro componente que temos é o N2 pelo fato do seu P.E. ser menor do que o O2.
Filtração: é um filtro de