Separação de misturas
Aluna: Júlia Neves de Souza 9°ano A
Professora: Marina
Matéria: Química
Colégio E.A.G
Introdução
Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes.
A partir disso, podemos concluir que para saber se um composto é uma mistura ou apenas um componente, basta utilizar métodos de separação de misturas para verificar.
Estes métodos são chamados de análise imediata, sendo como dito, não alteram a natureza das substâncias. E para cada tipo de mistura existem vários métodos diferentes.
Decantação
Método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido-líquido e líquido-líquido. Exemplos: água barrenta e água e óleo.
Se deixarmos um balde com água barrenta em repouso por um determinado tempo, observaremos que o barro precipitará, ou seja, irá para o fundo do balde, isso é devido ao fato dele ser mais denso que a água.
A água então pode ser retirada do balde facilmente.
Utilizando o funil de separação, podemos fazer o mesmo com a mistura de água e óleo, que com o passar do tempo, o líquido mais denso, neste caso a água, vai para o fundo e o líquido menos denso, no caso o óleo, fica em cima. Sendo possível a retirada da água e separando os dois líquidos da mistura.
Filtração
Método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e sólido-gasoso.
Exemplos de misturas que são separáveis por filtração são: filtração de café e a utilização de aspirador de pó.
O processo de filtração consiste em: um filtro reter as partículas maiores e deixar passar as menores que os “poros” do filtro.
Filtração de uma Mistura de um líquido e um sólido No aspirador de pó ocorre basicamente o mesmo que ocorre na filtração de café, ou de uma