Separação de misturas
CECE- Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Engenharia de Pesca
Relatório: Métodos clássicos de separação de misturas
Acadêmicos:
Cleber Cenci
Glauber Cenci
Luis Matheus Bocalon
Raiza Gonçalves Boska
Tiago Antônio Costa
Professora: Kathia Kunzler
Toledo Março - 2011
Resultados e Discussões:
Destilação simples e fracionada: Separação do álcool e da água da solução de sulfato de cobre, onde este permaneceu no fundo do balão.
Esta técnica é usada para separar misturas homogêneas de sólidos em líquidos onde a diferença entre os pontos de ebulição dos componentes é bastante acentuada. A aparelhagem usada nessa separação (líquido-líquido) é a mesma de uma destilação simples, mas com o acréscimo de uma coluna de fracionamento ou retificação, na qual função é evitar que o liquido de maior ponto de ebulição evapore com o menor ponto de ebulição.
CuSO4.H20(aq) + CH3CH2OH(aq) => CuSO4(S) + H20(aq) + CH3CH2OH(aq).
Filtração simples e a vácuo: Separação do Sulfato de cobre formando hidróxido de cobre e sulfato de sódio(aq). O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração à vácuo, onde uma trompa de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rápido escoamento do líquido.
CuSO4(s) > NaOH(aq) => Cu2+SO42- > Na+OH- => Cu2+(OH)2-(s) + (Na)2-SO42+(aq).
Conclusão:
Concluiu-se que os métodos de separação de misturas são muito importantes para que se possa obter substancias puras, pois tais substancias encontram-se na forma de misturas. A escolha de uma determinada técnica depende da natureza da mistura e da propriedade dos componentes. Estes métodos são chamados de análise imediata, não alteram a natureza das