Separação de misturas
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA
Química Geral Experimental I
Experimento IV
Processos de Separação de Misturas
João Florêncio Monteiro Neto LQ1211018-21
Profº Drº: Luís Presley Serejo
Realizado: 30 de maio de 2012
São Luís
2012
* Objetivos
* Separação de misturas nos diferentes tipos de processos. * Introdução
Para compreender o processo de separação de misturas, o conceito sobre misturas é fundamental no qual representa todo tipo de matéria cuja fusão e/ou ebulição não ocorre em temperaturas constantes, ou seja, podemos citar como exemplo a água tem sua fusão a 0°C e a ebulição a 100°C, temperaturas constantes, as misturas possuem intervalos de fusão e ebulição.
Na separação de mistura tem-se que classificar em que homogênea e heterogênea, no qual a primeira não é possíveis às distinções das fases, já a segunda é perceptível a visão de duas ou mais fases, podendo ser classificadas como miscível e imiscíveis respectivamente.
Existem diferentes tipos de processos, no qual em misturas homogêneas utilizamos uns e nas heterogêneas utilizamos outros processos, destacam-se alguns que foram utilizados ao logo do experimento: * Filtração Simples: É um processo utilizado para separar as fases de misturas heterogêneas, por meio de uma superfície porosa denominada filtro. * Funil de Decantação: Utilizado na separação de líquidos que são se misturam, ou seja, imiscíveis. * Destilação Simples: Processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80°C. * Dissolução Fracionada: A dissolução fracionada é feita a partir de dois processos, a princípio é dissolvida apenas um dos componentes, e para separar o componente dissolvido no líquido do componente não dissolvido, e mistura passa pelo processo de filtração, e o