separação de misturas heterogenias
São diversas as substancias que encontramos disponíveis na natureza, porém dificilmente encontramos as puras, normalmente se encontram na forma de misturas de dois ou mais componentes. Estas misturas encontradas na natureza podem ser classificadas como homogêneas, que são substâncias onde só podem ser visualizadas apenas uma única fase, e como heterogêneas, substancias que pode se observar duas fases distintas.
A separação destas misturas, para a química, é muito importante, pois, através da separação obtemos substâncias puras que auxiliarão na obtenção de resultados corretos em pesquisas e experiências. Podemos observar que são vários os métodos de separação e como são bem utilizados no dia a dia, como, ao preparar o café, ao peneirar algo e até mesmo utilizados em exames de sangue, entre outros exemplos.
São vários métodos que podem ser utilizados para a separação de misturas heterógenas como:
Decantação: Método utilizado para misturas heterógenas sólidos-líquidos, onde, quando deixadas em estado de repouso por um tempo, se separam devido a densidade.
Filtração: Também é um método utilizado para solido-liquido, onde a mistura é despejada sobre um filtro, a fase liquida passa e a fase solida fica retida no filtro.
Ventilação: Utilizado na separação sólido-sólido, muito comumente usado na separação de palha de grãos de arroz, que, quando aplicada uma corrente de ar, a palha por ser mais leve voa.
Sublimação: Usada quando um componente solido, por aquecimento, passa a ser vapor e o outro componente continua solido.
Separação Magnética: Método que utiliza a força da atração do imã para separar componentes ferromagnéticos de demais componentes.
Estes são alguns dos métodos mais conhecidos e comuns que são utilizados para a separação de misturas heterogêneas, existem métodos considerados mais especiais, que são aplicados em casos em que os métodos mais tradicionais não podem ser utilizados, que são: levigação, flotação, centrifugação, sinfonação,