relatorio de separacao de mistura heterogenia
PONTO DE FUSÃO
Ponto de fusão é a temperatura na qual uma determinada substância passa do seu estado sólido para o liquido (durante aquecimento) ou liquido para o sólido, solidificação (durante resfriamento) a uma determinada pressão. (Peruzzo, 2003)
O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas (ou entre íons, no caso de cristais iônicos) da substância sólida. Se estiverem fortemente ligadas umas às outras, a temperatura necessária para separá-las deve ser elevada, para dispô-las em sua nova forma, o líquido. Neste estado as partículas não podem se afastar muito umas das outras e nem se avizinhar demais. Por isso, suas características físicas são intermediárias entre sólidos e gases. (Feltre,1994)
O ponto de fusão, a certa pressão, é sempre um valor constante e característico de uma substância pura, por isso sua determinação se baseia em um método cuja finalidade é calcular e determinar de forma exata o grau de pureza de um sólido e identificar amostras desconhecidas; uma vez que existem tabelas de pontos de fusão para uma série de substâncias pura. (zubrick, 2005).
NOME FÓRMULA PONTO DE FUSÃO,˚C FÓRMULA ESTRUTURAL
ENXOFRE S 388,36
MATERIAL UTILIZADO:
TERMOMETRO
ANEL DE BORRACHA
TUBO CAPILAR
FRASCO DE TYLLER
VIDRO DE RELOGIO
ROLHA
SUPORTE UNIVERSAL
BICO DE BUNSEN
REAGENTES QUIMICOS:
ENXOFRE
GLICERINA
Ponto de fusão é determinado em tubos finos de extremidades abertas, conhecidos como tubos capilares como mostra a figura abaixo:
Inicialmente foi realizado o fechamento de uma das extremidades do tubo capilar com o auxilio do bico de bunsen, aceso com uma chama azul e aquecido lentamente com movimentos de rotação, como o procedimento foi realizado três vezes, utilizou-se trêstubos capilares.
Utilizando o vidro de relógio colheu-se uma pequena amostra do enxofre, com a ajuda de uma espátula, pegou-se o tubo capilar com a extremidade aberta voltada para o enxofre forçando-o para o seu