separaçao de misturas
Centrifugação
A centrifugação é um método de separação de misturas que se baseia na diferença de densidade entre os seus componentes. Realizar a centrifugação nada mais é do que acelerar o processo de decantação. Se o objetivo for separar rapidamente o sólido de um líquido, podemos submeter a mistura a uma centrífuga. Ela vai girando em alta velocidade e depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas.
Um exemplo prático desse método é a centrifugação do sangue, realizada em laboratórios de análises clínicas. O sangue é colocado em compartimentos e, então, sofre a ação de uma força centrípeta (força que puxa a mistura para o centro da trajetória em um movimento circular). Dessa forma, o plasma é separado dos outros componentes do sangue para análise posterior.
Evaporação
É conhecido como evaporação o fenômeno que envolve a passagem de determinado material do estado líquido para o gasoso. Tal processo ocorre lentamente na superfície dos líquidos com a ascensão das massas d'água sob a forma de vapor. Ela é iniciada com o aquecimento do material por meio da ação do Sol ou então por meio manual. De modo mais específico, podemos dizer que o fenômeno acontece a partir da vaporização do líquido que se dá em uma superfície livre, a uma temperatura menor do que a temperatura de ebulição.
O processo responsável pela evaporação de um material tem início na grande energia cinética de algumas moléculas, sendo favorecida pelo aumento de temperatura, ou seja, quanto maior for a temperatura, as moléculas se movem mais depressa. Dependendo da grandeza de tal energia, para determinados materiais será mais fácil escapar para o meio externo. Quando a quantidade de moléculas que deixam o líquido for maior do que a quantidade de moléculas que entram, teremos como resultado a evaporação. Mas é importante lembrar que a rapidez do processo de evaporação depende ainda da tensão superficial do líquido. Os líquidos que possuem