Àcidos Graxos
Os ácidos graxos são os principais constituintes dos lipídios. São encontrados em óleos vegetais e gorduras animais, e são considerados "gorduras boas", por isso devem ser incluídos na dieta alimentar, pois o corpo precisa deles para diversos fins. Principalmente os ácidos graxos poliinsaturados , que trazem uma serie de benefícios para o organismo. Por isso iremos falar sobre eles no trabalho a seguir.
Ácidos Graxos Poliinsaturados
Os ácidos graxos essenciais são os ácidos graxos que não são produzidos bioquimicamente pelos seres humanos e devem ser adquiridos da dieta.
Os benefícios dos ácidos graxos poliinsaturados para a saúde, como o ômega-3, 6 e 9, são bem conhecidos principalmente se tratando da prevenção de doenças, mas poucos sabem que eles também auxiliam na saúde da pele. O ácido linoléico (ômega-6) e seus derivados tem um papel importante na estrutura e função na permeabilidade da barreira do extrato córneo, alterações comuns em pessoas com dermatite atópica.
Quando há uma deficiência desses ácidos graxos há um comprometimento com a permeabilidade da barreira da pele o que resulta em uma desidratação da epiderme. A relação do consumo desses ácidos graxos deve ser adequada, pois em excesso pode provocar o aumento de inflamação e a piora da aparência da pele. Essa mediação inflamatória é realizada na sua maior parte pelo ômega-3 (peixes, vegetais verdes escuros, óleo de linhaça e de chia) e por isso têm papel importante na prevenção de doenças como o câncer de pele.
Além disso eles ajudam a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL.
O consumo médio de ácidos graxos poliinsaturados na dieta familiar das áreas metropolitanas do Brasil é de cerca de 8,8%, o que corresponde a 19,5 g em uma dieta de 2000 kcal, ficando abaixo do recomendado (24 g).
Principais fontes :
Ácido linoléico (ômega 6),