Separador magnetico
A etapa rougher marca a 1ª etapa de concentração de uma mina, logo, é de extrema importância termos um equipamento, que atenda o nosso objetivo que é produzir um produto de Pellet Feed Fines. Especialmente no caso de um separador magnético que é um equipamento de alto custo sendo indispensável à realização de testes para termos certeza de que ele servirá para concentrar nosso minério. Ao realizarmos estes testes também buscamos encontrar as melhores condições de funcionamento deste aparelho, e, conseqüentemente, uma melhor eficiência no processo de concentração.
1.8. Separação Magnética
O objeto maior deste trabalho é determinar a melhor rota de concentração para a produção de Pellet Feed Fines, no método de concentração magnética e estudar os efeitos das variáveis operacionais com relação ao teor de sílica, recuperação mássica e de ferro. Para isso faremos testes com uma amostra de minério de ferro Fe2O3=50% e SiO2=50% em que variaremos as condições operacionais do aparelho. Com os dados destes testes faremos um gráfico de teor de SiO2 (eixo X) x recuperação em massa e de Fe (eixo Y) -> O gráfico responde qual é a eficiência de separação e evidencia os melhores resultados. Usaremos também, gráficos da condição operacional (eixo X) x recuperação em massa e de Fe e teor de SiO2 (eixo Y) ->, onde o gráfico responde como variar a condição operacional para obter o teor e a recuperação desejados.
Objetivos
1. Determinar a melhor rota de concentração para a produção de Pellet Feed Fines.
2. Analisar os efeitos das variáveis operacionais com relação ao teor de sílica, recuperação mássica e de ferro.
8. Separação Magnética
Todo método de concentração explora uma propriedade diferenciadora que nos possibilita separar duas ou mais partículas diferentes. No caso da separação magnética a propriedade diferenciadora explorada é o comportamento das partículas minerais sob a ação de um campo magnético. Os separadores magnéticos têm sido