Separador de Água e óleo
FINALIDADE
Separar a água do óleo proveniente de efluentes de lavadores de veículos, peças, e qualquer água contaminada com óleo livre (insolúvel).
VANTAGENS
Atende a grandes capacidades
Fácil instalação e manutenção
Garantia de estanqueidade (sem vazamentos)
Sem consumo de energia
Baixo investimento
Adequação as normas ambientais
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
Ao chegar à caixa separadora de água e óleo a água contaminada é conduzida ao primeiro compartimento. Neste compartimento existe um defletor que tem a função de causar à primeira separação a água e os óleos mais livres e também retém aos sólidos minerais mais pesadores (areia e pedras). Além disso, o defletor direciona o fluxo da água uniformemente para os elementos coalescentes.
O segundo estágio consiste em submeter o fluxo a um regime de escoamento controlado através dos elementos coalescentes, onde as pequenas gotas de óleo se agrupam (fenômeno da coalescência) e vão para a superfície da água, formando um filme oleoso.
Após esta fase, o filme oleoso é coletado por um sistema de tubulação interna por onde seque até o tanque de armazenamento de óleo para posterior descarte conforme a legislação. A água tratada, por sua vez, segue pela tubulação de saída de efluente.
IMPORTANTE
Este sistema visa separar as águas servidas dos óleos livres. Porções de óleo quimicamente emulsionadas na água não serão separadas por este sistema. Os efluentes a serem tratados não devem conter altas concentrações de detergentes e solventes.
Para um bom funcionamento do sistema é necessário dimensionar corretamente a vazão de águas servias e garantir a não emulsificação (uso indevido de detergentes com altas concentrações, solventes, etc.) o turbilhonamento (purga de vasos de pressão, etc.) do fluxo das águas servidas.
A água preferencialmente deve chegar ao através de gravidade. Bombear o efluente para a entrada do pode diminuir a eficiência do sistema, pois o bombeamento causará uma maior