SEPARACAO DE MISTURAS
1. RESUMO:
O objetivo da prática é buscar a aprender identificar a diferença entre um sistema homogêneo, que é aquele que apresenta apenas uma fase; de um sistema heterogêneo, que apresenta duas ou mais fases. E com isso utilizar métodos de separação e conhecer métodos para separar esses sistemas. Para o sistema heterogêneo do tipo sólido e líquido usa-se filtração simples ou a vácuo e a dissolução fracionaria e para sistemas homogêneos do tipo sólido e líquido usa-se destilação simples, destilação fracionada.
Neste experimento foram usados os seguintes processos: filtração, filtração a vácuo, decantação, evaporação, destilação e dissolução fracionada.
Pode- se observar neste experimento que para cada tipo de misturas a um tipo de processos, neste experimento os procedimentos foram realizados com sucessos.
2. OBJETIVO:
Separar componentes de misturas homogêneas e heterogêneas empregando os processos de filtração, filtração a vácuo, decantação, evaporação, destilação, dissolução fracionada.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
As misturas são classificadas em Heterogêneas que apresentam mais de uma fase e Homogêneas apresentam uma única fase. Em geral as misturas não têm propriedades físicas próprias, em lugar disso, as propriedades das misturas são propriedades das substâncias que a compõem.
Para se desdobrar uma mistura em seus componentes, é necessário que se tenha um conhecimento prévio dos mesmos, para que se possa utilizar o processo mais adequado, já que os processos dependem das propriedades físicas das substâncias que formam a mistura.
Neste relatório vamos abordar os seguintes processos: Filtração simples, filtração a vácuo, decantação, evaporação, dissolução fracionada, destilação simples e separação