SEPARA O DO AR ATMOSFERICO
Destilação fracionada é um método usado para separação de misturas homogêneas (conjunto de substâncias solúveis entre si). Exemplos de misturas homogêneas: petróleo, mistura de água e sal, água com álcool, líquidos miscíveis com pontos de fusão diferenciados, entre outras.
Todas estas misturas citadas podem ter seus componentes isolados através da destilação fracionada, assim como o ar que respiramos. O ar atmosférico é uma mistura de vários gases, 78% de N2, 21% de O2 e 1% de outros gases, estes podem ser obtidos a partir de uma coluna de fracionamento, também conhecida como torre de destilação fracionada.
A obtenção dos principais componentes do ar constitui um método industrial, vejamos como este processo é possível:
- Primeiramente o ar seco é convertido em ar líquido através do resfriamento a - 200 °C;
- O ar liquefeito é então transferido para a coluna de fracionamento;
- Na coluna existem compartimentos com diferentes temperaturas onde cada componente é fracionado de acordo com sua T. E (temperatura de ebulição). Os produtos resultantes do processo são:
1. Oxigênio líquido (O2) T.E. = 183 °C
2. Gás Argônio (Ar) T.E. = 186 °C
3. Gás nitrogênio (N2) T.E. = 196 °C
- Após a separação dos componentes do ar, estes são armazenados em cilindros de aço e comercializados. http://muraldaquimica.blogspot.com.br/2011/08/separacao-do-ar-atmosferico.html COMPONENTES CONSTANTES DO AR
Nitrogênio – 78% do ar atmosférico são compostos pelo gás nitrogênio (N2), sendo, portanto, o componente mais abundante do ar. Este gás é formado pela união de dois átomos de nitrogênio e é o mais leve de todos os gases que se conhece: sua densidade pode ser até 14 vezes menor do que a do ar, o que explica sua abundância.
Oxigênio – Este gás aparece na atmosfera numa proporção de aproximadamente 21%. O gás oxigênio (O2) é indispensável à respiração celular: ao ser inspirado, ele é levado até todas as células do organismo e reage com a glicose