Quimica
Coleta seletiva
É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
Reciclagem
É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.
Podem ser destacados os seguintes benefícios decorrentes da prática da reciclagem: prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui o desperdício; diminui o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados; minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos; reduz o consumo de energia na produção; gera renda pela comercialização dos recicláveis.
02
RECICLÁVEL NÃO RECICLAVEL
Copos Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho)
Jornais e Revistas Papéis Sanitários (papel higiênico)
Frascos de remédios vazios Espelhos
Latas Grampos
Garrafas Cerâmicas, porcelanas, pirex
03
misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.
04
SEPARAÇÃO DE MISTURAS: Quando desejamos separar os componentes de uma mistura devemos usar processos específicos que são definidos de acordo com alguns fatores, como:
- O tipo de mistura: homogênea ou heterogênea.
- Seu