SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares.
A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico. Este sistema é constituído pelos tratos ou Vias Aerias Superiores e Vias Aerias inferior. O trato respiratório superior ou Vias Aerias Superiores é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz , cavidade nasal, fossa nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia.
O trato respiratório inferior ou Vias Aerias Inferiores consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior. O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas.
Nariz: É o primeiro segmento por onde, de preferência, passa o ar durante a inspiração. Ao passar pelo nariz, o ar é filtrado, umidificado e aquecido. Na impossibilidade eventual da passagem do ar pelo nariz, tal passagem pode acontecer por um atalho, a boca. Mas infelizmente, quando isso acontece, o ar não sofre as importantes modificações descritas acima.
.
As fossas nasais; filtram o ar que entra nas vias respiratórias através de pêlos e de muco secretado e movimentado através de cílios.
A cavidade nasal que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada