Separa O De S Lidos E L Quidos 2
Prof.: Péricles Quadros
Introdução
• As operações de separação de sólidos e líquidos, são etapas cruciais em um fluxograma de beneficiamento mineral.
Devido apresentar elevada complexidade de algumas operações de separação e ao grande investimento de capital e manutenção associado aos equipamentos utilizados.
Introdução
• O espessamento é uma operação de separação de sólidos e líquidos baseada na sedimentação, utilizada para recuperação de água de polpas contendo rejeitos ou concentrados. Onde principal função do espessador permitir a recuperação e recirculação imediata de toda ou pelo menos parte da água de processo.
Introdução
• A utilização de polímeros e outros agentes químicos também é hoje uma arma no espessamento e na recuperação de água em processos minerais, causando a desestabilização das partículas e permitindo que se agreguem de forma a comporem estruturas maiores e mais densas, o que aumenta consideravelmente a velocidade de sedimentação dos sólidos do processo. Os floculantes e coagulantes, reduziram drasticamente o tamanho dos equipamentos
Introdução
• O projeto de um equipamento para a realização da separação das fases sólida e líquida depende das necessidades especificas do processo, bem como característica da alimentação. Onde dois objetivos básicos deverão ser atendidos em um processo de separação de sólidos e líquidos:
A produção de um sólido desaguado;
A produção de líquido clarificado.
Introdução
• Quando se trabalha com polpas minerais, é de fundamental importância que as operações de separação de sólido e liquido sejam escolhidas mediante a observação das características da polpa, como a concentração do sólidos.
• Uma variedade de equipamentos de separação de sólidos e líquidos podem ser utilizados nas plantas de beneficiamento mineral.
Introdução
• A escolha das plantas de beneficiamento mineral, vai depender de algumas questões: i. Objetivos do processo de separação e qual o efeito da