sentimento do mundo
O enredo de “Sentimento do Mundo” apresenta a visão critica, pessimista e política do autor sobre o mundo à sua volta e os homens em geral.
Os personagens de Sentimento do Mundo
Não há.
Síntese de Sentimento do Mundo
Este livro é o terceiro trabalho poético de Carlos Drummond de Andrade. Os poemas - 28 no total - foram produzidos entre 1935 e 1940, quando as consequências das duas grandes guerras mundiais e o Estado Novo de Getúlio Vargas atormentavam Drummond.
Desenvolvimento da obra Sentimento do Mundo
Por fazer parte da poesia moderna e ter versos livres, sem rimas e livre de qualquer forma pré-estabelecida, os poemas de Sentimento do Mundo possuem uma grande variação que favorece o ritmo e o desenvolvimento da obra como um todo.
Problemática da obra Sentimento do Mundo
Sentimento do Mundo faz uma crítica aos tempos de guerras (evidenciados com os movimentos da Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, Estado Novo de Getúlio Vargas, Fascismo e Nazismo) e sobre o poder de destruição do homem.
Clímax da obra Sentimento do Mundo
O clímax da obra está logo no começo primeiro poema intitulado Sentimento do Mundo, que resume bem toda a ideia e a visão que o autor expõe ao longo de toda a obra.
Desfecho da obra Sentimento do Mundo
A obra termina com o melancólico poema "Noturno à Janela do Apartamento", que metaforiza, em versos conclusivos, a vida como uma corrente sanguínea. O autor nos põe diretamente em contato com sua filosofia de vida, dissertando sobre o sentido da existência: "A soma da vida é nula.
Mas a vida tem tal poder: na escuridão absoluta, como líquido, circula."
A linguagem de Sentimento do Mundo
A obra O Sentimento do Mundo apresenta uma linguagem coloquial, simplicidade vocabular, versos brancos e livres, frases nominais, ou seja, sem verbos, emprego da metalinguagem e ruptura com as formas tradicionais da poesia do passado.