determinação do teor do óxido de cálcio
DETERMINAÇÃO DA PUREZA
DO ÓXIDO DE CÁLCIO
GRUPO 03
Técnico em Química - 3o Módulo
Piracicaba, 16 de setembro de 2014
Sumário
1 - Introdução 3
2 - Procedimentos realizados 4
2.1–Determinação da pureza do óxido de cálcio 4
2.1.1 - Objetivo 4
2.1.2 - Materiais, equipamentos e reagentes 4
2.1.3 – Procedimento experimental 4
2.1.4 – Resultados 5
2.1.5 – Conclusão 6
3 – Referências 7
FICHA DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO 8
1 - Introdução O óxido de cálcio, conhecido popularmente como cal, é um produto derivado a partir do carbonato de cálcio presente no calcário, tem vasta importância industrial e também na área de construção civil. A cal pode ser obtida através de uma processo de calcinação (aquecimento) do calcário, quando em altas temperaturas as moléculas de CaCO3 se quebram, gerando assim o óxido de cálcio e também o gás carbônico. Tal processo é representado pela seguinte reação:
CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g) Esse processo é um dos mais antigos feitos pela humanidade e um de seus mais antigos usos é o de misturá-lo com água e areia formando assim a argamassa, utilizada na construção com de criar adesão entre os blocos. De tal forma, baseados nos conceitos de volumetria de neutralização, desenvolvemos um método laboratorial capaz de acusar a pureza do óxido de cálcio, por meio da determinação de sua massa em qualquer quantidade de amostra.
2 - Procedimentos realizados Abaixo encontra-se a descrição e conclusão do processo de volumetria desenvolvido em laboratório.
2.1–Determinação da pureza doóxido de cálcio
2.1.1 - Objetivo Preparar aproximadamente 50 mL de solução de CaO, utilizando 0,35 g de amostra. Determinar, através da titulação com ácido clorídrico 0,1 mol/L, a quantidade de carbonato de sódio efetivamente presente na solução preparada.
2.1.2 -Materiais, equipamentos e reagentes
MATERIAIS
1 - Bureta 25 mL
1 - Béquer 100mL
3