cimento cal e gesso
Cimento: Presente em todo tipo de obra, desde a mais simples até a mais complexa é o material mais utilizado na construção civil, e ele é o material básico do concreto que é o mais utilizado do mundo, depois da agua. Por definição, o cimento é um aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer portland, gesso e adições normalizados que são moídos.
É um produto homogêneo e com processo de produção em evolução no mundo visando maior produtividade e redução de custos.
Cal: O óxido de cálcio (CaO), normalmente conhecido como cal virgem ou cal queimado, é um composto químico largamente utilizado. É branco, cáustico e alcalino sólido cristalino à temperatura ambiente.
O termo amplamente divulgado tem a conotação de uma cal contendo cálcios materiais inorgânicos, na qual os carbonatos, óxidos e hidróxidos de cálcio, silício, magnésio, alumínio, ferro, predominam como calcário. Em contrapartida, a cal se aplica especificamente a um composto químico simples.
O óxido de cálcio é geralmente feito pela decomposição de materiais como o calcário, que contêm carbonato de cálcio (CaCO3; mineral calcita) em um forno de cal. Isso é feito pelo aquecimento do material acima de 825 ° C, num processo chamado de calcinação ou queima de cal, para liberar uma molécula de dióxido de carbono (CO2), deixando a cal. A cal virgem não é estável e, quando esfria, irá espontaneamente reagir com o CO2 do ar até que, após bastante tempo, é completamente convertido de volta para o carbonato de cálcio.
Gesso: Mineral chamado gipsita, cozido a baixa temperatura e empregado em diversas modalidades. Passa por várias etapas antes de sua composição final, iniciando-se pela extração do ambiente natural, seguida por sua trituração, pela desidratação através de cozimento em fornos especiais, até a trituração completa que o torna pó. Existem tipos de gesso diferentes, de acordo com o grau de calcinação, como o gesso de estuque (calcinação completa) e o gesso de Paris