Reciclagem
O Significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e sua aplicação para a educação ambiental
O grande aumento da produção de lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. A produção de lixo é inevitável durante as atividades humanas, porém pode haver a sua diminuição, esse O fato pode ser obtido através da implantação da política dos 3R’s.
A política dos 3R’s é um conjunto de ações que consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido. Prioriza o reaproveitamento e a diminuição do consumismo, com o aumento da vida útil os bens materiais contribuindo para proteção do meio ambiente, porém envolvem diversos fatores sociais e culturais.
O lixo hoje , tornou-se um grande foco de programas de conscientização ambiental nas escolas brasileiras quem criaram projetos para troca de latas de alumínio , que podem ser revertidas em vários itens de bens de consumo para estas escolas participantes .
O alumínio hoje é reciclado em 100% , além do fator ecológico, está o beneficio em diminuir o montante dos lixos e trata-lo como um fator de renda.
Ao reciclar o alumínio reduzimos o consumo da bauxita do meio ambiente além da redução de energia para sua produção, fator este mais considerado pelas industrias de latas de alumínio, pois com a grande redução da energia que consiste em reciclar , automaticamente diminui a despesa e aumenta seu lucro. O beneficio da reciclagem reduz a quantidade de lixo nas ruas aterros sanitários e diminui a agressão ao nosso meio ambiente.
Com os índices de reciclagem em crescimento a LATASA (empresa líder no mercado de reciclagem) ,cria um Programa Permanente de Reciclagem de Latas de Alumínio (1991), com argumento de reduzir a extração de bauxita do meio ambiente, porém a bauxita é o metal de maior proporção encontrado na terra. Tamanha preocupação com o meio ambiente ou interesses financeiros com lucros gigantescos?
As desigualdades sociais estão cada vez mais