SENTIDO E RELEVÂNCIA DA ÉTICA
1 – Quais argumentos de Sócrates contra a tese de que o melhor é o mais forte?
R – Sócrates fala que se o melhor fosse o mais forte um grupo de escravos que teriam maior força que as demais pessoas poderiam ditar as regras. Ele mostra também através de exemplos que essa afirmação não tem lógica, pois as pessoas que governam tem que ter outras características além da força física e intelectual, elas devem ter a capacidade de governar a si mesmas.
2 – Como é caracterizado no Górgias o indivíduo injusto?
R – Uma das características do indivíduo injusto é a sua infelicidade, Sócrates fala que o autor da injustiça será sempre mais infeliz do que o injustiçado.
3 – Sócrates afirma ser melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la. Por quê? Você concorda?
R – Sim, pois a pessoa que sofre a injustiça não praticou mal algum e não tem a sua consciência perturbada, diferente de quem pratica a injustiça que terá sua consciência e sua paz corrompida pela atitude injusta.
4 – Segundo Platão, qual a importância do conhecimento do Bem para a conduta ética?
R -
5 – Você concorda que se fosse dado às pessoas o poder de fazer o que quisessem, sem medo de serem punidas, tal como no mito do Anel de Giges, elas agiriam de forma antiética?
R – Creio que a grande maioria agiria sim de forma antiética, mas como em toda regra a uma exceção, não seriam todas as pessoas que cometeriam este erro, talvez motivadas por princípios repassados dos pais para os filhos, esses indivíduos teriam o prazer de agir humanamente e usar esse poder para o bem.
6 – Como pode ser definida a virtude, segundo o Mênon?
R – Mênon defini Virtude como uma série de qualidades, e que existem muitos tipos de virtudes que podem diferenciar para outros tipos de pessoas como, mulheres, homens, criaças e idosos.
7 – Por que, para Platão, a virtude não pode ser ensinada?
Porque para ele trazemos a virtude conosco e nada será capaz de incuti-la em