Administração
ADMINISTRAÇÃO
CLÁUDIO INÁCIO PEREIRA
FILOSOFIA E ADMINISTRAÇÃO
Santa Luzia
2010
cláudio inácio pereira
FILOSOFIA E ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Marcia Bastos de Almeida
Santa Luzia
2010
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................6
INTRODUÇÃO
A Filosofia na Administração
Este trabalho tem por finalidade mostrar a o papel da Filosofia na administração de empresas, bem como a finalidade e importância do pensamento crítico, diante dos problemas que envolvem as empresas no seu dia a dia. Trataremos também dos fundamentos éticos, que na administração é o grande diferencial para o administrador.
DESENVOLVIMENTO
A administração é o resultado histórico integrado da contribuição cumulativa de inúmeros precursores; os filósofos fizeram parte deles. A filosofia já desde os tempos da antigüidade influenciou seu surgimento, racionalizando os direitos do homem e sua liberdade. A burocracia e tecnocracia compõem um dos instrumentos usados na administração para controle de informações comerciais. Analisando criticamente “Burocracia” e “Tecnocracia”, são concebidas como um aparato (interligado) que serve a interesses políticos.
A filosofia tem conduzido o homem à especulação quanto à sua existência universal e interrogado quanto à sua permanência e o seu objetivo no Universo. Utilizando-se deste recurso, vemos que a vida pode ser analisada nos mais diversos aspectos, que segundo os filósofos do séc. IV aC. conceituavam que a vida tem dois sentidos, o sentido material e o sentido espiritual, concebendo para o sentido material o conjunto das obrigações e deveres, e para o