Responsabilidade Social na empresa Ge Celma
Adecco
RESUMO: O presente artigo discute se os projetos sociais podem interferir positivamente na imagem das empresas, perante seus funcionários e parceiros. Avalia, também, a relevância dos projetos sociais, com ênfase no voluntariado, para a comunidade e para as organizações. Sugere-se que o envolvimento do funcionário voluntário com os projetos sociais é fator de motivação, que contribui para formar uma imagem positiva da empresa. O estudo está baseado numa pesquisa, realizada numa empresa em Petrópolis - RJ, a qual desenvolve projetos sociais na comunidade ao seu redor. Palavras-chave: Voluntariado. Responsabilidade. Ética. Cidadania. 1. Introdução Um mundo em constante transformação, mais globalizado e informado, torna o mercado cada vez mais exigente de outros valores. Características como qualidade e preço não são mais sinônimos de diferencial. Atualmente, fatores como saúde, segurança, cultura, apoio a causas sociais, proteção à degradação do meio ambiente, bem-estar dos empregados, responsabilidade legal trabalhista, econômica e financeira, estão cada vez mais valorizados.
Nesse contexto, os papéis desempenhados pelas empresas tomam uma dimensão além da sua esfera empresarial. Com isso, o tema responsabilidade social, além de ser atual, reveste-se de extrema importância, visto que a empresa transforma-se a cada dia em um elemento essencial para a comunidade.
A literatura de Administração procura discutir e trazer à tona a questão da importância de se buscar novos valores para a imagem da empresa, mediante fatores ligados à responsabilidade social, através dos projetos desenvolvidos pelas organizações.
Diante do exposto, o principal questionamento desse artigo é identificar se os projetos sociais realizados pelas empresas nas comunidades ao seu redor podem ser considerados como