sentido literal e sentido figurado
Para entender os conceitos que proponho aqui, vamos começar com alguns exercícios. Vamos a eles.
Leia atentamente a tira colocada acima.
1. Após ser advertido pelo Tenente Escovinha, o Recruta Zero comporta-se de modo inesperado. Por quê? ( Responda no caderno)
2. Como o Tenente Escovinha esperava que sua fala fosse interpretada por seu subordinado? ( Responda no caderno)
3. Identifique, no primeiro balão, o trecho da fala que foi interpretado de modos diferentes pelo Tenente e pelo Recruta. ( Responda no caderno)
O que o Recruta deveria ter considerado para interpretar corretamente a fala do Tenente? ( Responda no caderno)
Elabore uma hipótese para explicar o comportamento do soldado. ( Responda no caderno)
Na tira do Recruta Zero, duas personagens dão interpretações diferentes a uma mesma fala. Esse comportamento chama a atenção para um fenômeno muito frequente no uso das línguas: nem sempre as palavras são utilizadas com seu sentido básico. O Tenente Escovinha esperava que o Recruta Zero desprezasse o sentido literal da observação "Pode escrever isso!" e, considerando o contexto em que ela foi dita, a interpretasse de modo figurado.
Vejamos, portanto, o que é sentido literal e sentido figurado.
Sentido literal (ou denotativo) é o significado "básico" das palavras, expressões e enunciados da língua.
Sentido figurado (ou conotativo) é aquele que as palavras, expressões e enunciados adquirem em situações particulares de uso, quando o contexto exige que o falante/leitor perceba que o sentido literal foi modificado, e as palavras e expressões ganham um novo significado.
4. Aos estabelecermos familiaridade com os enunciados linguísticos subsequentes, notamos que estes integram determinadas circunstâncias comunicativas presentes na linguagem cotidiana. Assim sendo, analise-os levando-se em consideração o sentido contextual por eles expresso. ( Responda no caderno) A garota