Sensores
* Geram um campo eletrostático e detectam mudanças causadas neste campo quando um alvo se aproxima da face ativa. * As partes internas do sensor consistem em uma ponta capacitiva, um oscilador, um retificador de sinal, um circuito de filtragem e um circuito de saída.
* Na ausência de um alvo, o oscilador está inativo. * A capacitância do circuito com a ponta de compensação é determinada pelo tamanho do alvo, sua constante dielétrica e distância até a ponta. * Quanto maior o tamanho e a constante dielétrica de um alvo, mais este aumenta a capacitância. * Quanto menor a distância entre a ponta e o alvo, maior a capacitância.
1. Sensores Blindados X Não-Blindados:
* Os sensores de proximidade capacitivos blindados são mais indicados para a detecção de materiais de constantes dielétricas baixas, devido a seu campo eletrostático altamente concentrado. Para os alvos em material apropriado, os sensores em versão não-blindada apresentam alcance maior que aqueles em versão blindada. * Alvo padrão * É o mesmo principio do sensor indutivo;
2. Fator de correção:
* São determinados segundo a constante dielétrica do material do alvo; * Devem ser observadas o tipo de material do corpo do sensor (metal ou plástico).
SENSORES FOTOELÉTRICOS * São sensores remotos que podem ter alcance de vários metros, são aplicados em ambientes que necessitam uma resposta rápida de detecção.
* Detectam a mudança da quantidade de luz que é refletida ou bloqueada pelo objeto a ser detectado;
1. A composição básica do sensor fotoelétrico: * Fonte de luz; * Sensor de luz; * Lentes; * Saída;
2.1. Fonte de luz: * Em geral são LEDs (infravermelhos ou